Bernardo Abbad
O podcast infantil “Bê a Blá – Historinhas para ouvir e aprender”, produzido pelo jornalista, produtor e editor santa-mariense de coração Pedro Carrion e lançado em maio de 2020, deve ser teatralizado futuramente. Pedro nasceu no Rio de Janeiro e veio para Santa Maria com 3 anos, retornando para a cidade natal aos 18, onde fez faculdade. Desde 2016 mora em Porto Alegre. Ele conta que está em negociações com um grupo de recreação de Porto Alegre, que se interessou em transformar em teatro os episódios do podcast.
– Esse grupo tem um trabalho muito legal com fantoches e outras formas de teatralização. A ideia é reaproveitar os episódios que já foram lançados e criar peças teatrais.
Leia também
Cassiano Cavalheiro: Prestes a chegar em Santa Maria, Luciano Szafir fala de família, longevidade e superaçãoCassiano Cavalheiro: Duca, Henrique e Juliano, Alceu Valença, Vera Loca, Humberto Gessinger e Roupa Nova. Confira o serviço dos showsEscola de Artes oferece cursos gratuitos de violão, teclado e outras especialidades na Vila BelgaCom programação alusiva aos 53 anos da chegada do homem à lua, Planetário da UFSM recebe mais de 500 pessoas
Pedro Carrion criou, escreveu, editou e fez a locução do podcast Bê a Blá
Podcasts são programas de áudio que ficam disponíveis em dispositivos e plataformas com acesso à internet, e têm ganhado grande popularidade nos últimos anos. Conforme Pedro, a ideia para a criação de um podcast infantil surgiu durante a pandemia. Em 2020, o Pró-Cultura RS/FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e a Universidade Feevale lançaram um edital em parceria, com o objetivo de gerar oportunidade de trabalho para artistas, técnicos, produtores e fazedores de cultura, estimulando processos criativos e inovadores para conectar as pessoas em ambiente virtual durante o período de isolamento social.
– Eu já tinha simpatia por esse mundo infantil, além do convívio com meus primos e afilhados. O que me veio à cabeça foi escrever histórias, baseadas também nas que ouvia quando criança. Criei, editei e chamei convidados para fazer a locução junto comigo dos 8 episódios que inscrevi no edital.
Pedro também é cantor e dublador, tendo inclusive ministrado uma oficina de dublagem em Santa Maria, em agosto de 2020, que precisou ser adiada para o formato virtual, devido à pandemia. O jornalista marcou encontros presenciais pós-pandemia com os alunos e pretende repetir o curso na cidade em oportunidades futuras.
SOBRE O PODCAST
Os episódios de “Bê a Blá – Historinhas para ouvir e aprender” lançados entre maio e outubro de 2020 têm em torno de 2 a 6 minutos de duração e tratam de “lições” do universo infantil, como porque não se deve mentir e pegar as coisas dos outros, por exemplo, e temas como bullying, Covid-19 e preservação da natureza. O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming. Pedro Carrion conta que tem planos para a produção de novos episódios.
– Como os 8 primeiros foram contemplados pelo FAC Digital, então a produção também foi pensada para o edital. Não consigo produzir ao bel-prazer, tem que haver algum projeto, um edital, mas estou buscando isso.
Leia todas as notícias